quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Expresso da Cultura: últimas paradas




Está chegando ao fim a sacudida cultural que vem mexendo com Itajubá: o Expresso da Cultura, que completará, neste domingo, 10 comunidades visitadas. A estrutura é composta de caminhão palco, cadeiras, tendas e artistas que levam oficinas culturais a milhares de pessoas: street dance, dança de salão, apresentação de teatro profissional, roda de capoeira, livros, exibição de filmes, lian gong.
O Expresso da Cultura é uma iniciativa corajosa do Instituto Góia, cujo programa de mais destaque é o CEDEDCAI, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social e em conflito com a lei. "Este momento é um despertar para algo novo. Quanto mais abrirmos as portas, aqui em nosso bairro, para a cultura, o lazer e o esporte, menos espaço teremos para a violência, para o uso e o tráfico de drogas" - declarou Luís Sérgio Guedes, presidente da Associação de moradores do bairro Rebourgeon, que recebeu o Expresso da Cultura no dia 9 de agosto.
“A movimentação nos bairros começa sempre à tarde e acontece em locais estrategicamente escolhidos para atender a duas ou três comunidades, próximas umas das outras” – explica o idealizador do projeto e presidente do Instituto Góia, Ulysses Gomes. Para ele, o sucesso desta iniciativa deve-se à boa aceitação por parte da população, ao apoio das associações de moradores dos bairros e à fibra e generosidade dos muitos parceiros envolvidos.




A cada bairro visitado, são distribuídos questionários à população. A ideia do Instituto Góia é fazer um mapeamento cultural da cidade, levantando as principais demandas nesta área. Em breve, este diagnóstico será divulgado para toda a imprensa.
Neste sábado, 29, o Expresso estaciona no Bairro Jardim das Colinas. Domingo é a despedida, no Bairro novo Horizonte.
---------------------------------------------------------
Fale com o Expresso: expressodacultura@institutogoia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário